• facebook (1)
  • instagram (1)
  • youtube (5)

Av. Armando Lombardi, 1000
Bloco 2 / Sala 215 - BarraLife

Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ

(21) 2495-5172

(21) 99777-1137 (WhatsApp)

 

 

© 2019 por Hugo Genaro

Design do Sorriso

Atualmente, os pacientes chegam aos consultórios dentários buscando algo além da saúde dos dentes e da função mastigatória.

Com o avanço da odontologia, o dentista já é capaz de estabelecer um plano de tratamento conjugando saúde, função mastigatória, estética dentária e estética facial.


A harmonia entre estes quesitos, portanto, ficará alinhada com aspectos emocionais do paciente.  

O planejamento digital criou uma revolução no diagnóstico estético do paciente. Com ele, o dentista diagnostica e realiza um plano de tratamento individualizado, a partir de fotografias digitais de alta qualidade, vídeos, escaneamento das arcadas dentárias, radiografias e exame de tomografia (quando necessário).

 

O sorriso é planejado no computador, onde são traçadas linhas estratégicas, relacionando: dentes, gengivas, lábios e o restante do rosto. O novo sorriso ficará esteticamente mais harmônico, por conta da relação proporcional entre estas linhas e estruturas.

 

Cada plano de tratamento é personalizado e o paciente participa ativamente de sua elaboração. Por meio de um software, o dentista pode estudar qual será o tamanho ideal dos dentes em relação a face do paciente, bem como o melhor formato e proporção deles. Também, analisa se a linha média dentária coincide com a linha média da face, calcula o excesso ou não de exposição de gengiva, bem como avalia o tamanho dos dentes em relação ao tamanho e formato dos lábios.

 

O paciente deverá orientar o dentista também em relação a imagem que deseja passar com o sorriso, de acordo com sua personalidade. Por exemplo, uma personalidade forte, determinada, intensa, pode ser expressada por meio de incisivos centrais dominantes. Por outro lado, personalidades sensíveis e reservadas podem ser expressadas com dentes mais arredondados.

 

Após concluído o planejamento no computador, o novo sorriso poderá ser provado na boca antes mesmo do início do tratamento. Essa prova, denomindada de “Mock-up”, é realizada com uma muralha em silicone com o novo formato dos dentes e uma resina da cor do dente.

 

O novo sorriso é testado e registrado com fotos de diversos ângulos da boca e do rosto, para que o paciente analise o material com o dentista. Juntos, podem decidir sobre a realização do tratamento e discutir eventuais modificações. Assim, os resultados tornam-se muito mais previsíveis e sem sustos. Paciente e dentista já saberão exatamente o que esperar.

     

Outra vantagem deste tipo de planejamento é trazer praticidade à comunicação entre os diferentes profissionais envolvidos. Tratamentos mais complexos, normalmente, conjugam diversas áreas da odontologia: periodontia, prótese, ortodontia, endodontia, cirurgia, implantodontia, entre outras. É importante que todos esses profissionais interajam da melhor forma para que o resultado do trabalho seja alcançado com sucesso.